Tecnologia

App ajuda mulheres a denunciar violência doméstica em condomínios

Canal de chamados possibilita que moradores se comuniquem com os síndicos de maneira sigilosa, mas não anônima

Foi durante a pandemia da COVID-19 que a síndica profissional Bruna Cavalcante recebeu uma denúncia de violência doméstica em um dos condomínios que administra.

A partir do canal de chamados do aplicativo uCondo, ela pôde tomar conhecimento de um caso de agressão constante e, assim, acionar as autoridades para uma intervenção do que poderia ter se tornado estatística de feminicídio.

“Ela conseguiu contar que estava sendo proibida até mesmo de sair de casa, que estava com uma criança pequena, e que não conseguia tomar nenhuma atitude para entrar em embate com o marido por ser totalmente dependente dele, inclusive financeiramente”, conta a síndica sobre um dos primeiros casos – que serve de exemplo até hoje para outras mulheres – de denúncia através do aplicativo.

“Foi assim que percebemos a importância de ter uma comunicação além do WhatsApp. O marido dela nunca pensou que ela conseguiria ajuda através do aplicativo do condomínio, porque as pessoas ainda o veem como algo muito burocrático para serviços como emissão de segunda via de boleto, conferência de documentação do condomínio etc. Mas ele também é uma forma de apoio”, complementa Cavalcante, que já chegou a receber uma denúncia de filhas que eram agredidas pelo pai.

Importância das denúncias

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), o número de registros de violência doméstica e familiar no estado chegou a 154.742 em 2023. Houve um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior, quando o total foi de 141.441 denúncias.

 

 

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